2131 – I, VIII

Continuávamos deslizando pelo fundo do lago, numa paisagem fantasmagórica, até que o submarino tomou o rumo da esquerda.

— Estamos chegando à ilha da Igreja. — disse Echeverría — Vamos próximo a um pequeno mangue, próximo das ruínas de São Bento, entre as duas ilhas, no estreito de Añangabahú, pois a praia do Colégio é muito exposta. Dali, vocês peguem o caminho à direita, reto, que vão sair nas proximidades da velha Catedral.

Era claro que Echeverría ficaria no submarino.

— Peguem esses comunicadores. No caso de alguma emergência, tentem me avisar. Mas só os liguem se for necessário, pois a Marinha Paraguaia ou a Gendarmeria podem rastrear a frequência. Volto para San Miguel e venho pegá-los amanhã, neste exato local, às 2 da manhã. Se vocês não aparecerem até as duas e meia ou não derem sinal pelo rádio, serão considerados mortos para todos os efeitos.

Eram quase 5 da manhã. Precisávamos chegar à igreja antes de o sol nascer, para não sermos vistos à distância; e só poderíamos trabalhar à noite, pois haveria grupos de turistas na ilha durante o dia e o barulho poderia atraí-los à sala subterrânea da Catedral.

O submarinho ganhou a superfície; estávamos a uns 20 metros da ilha. Eu e Froilão saímos e nadamos até a margem; as roupas de borracha nos protegiam da água fria. Na margem, ainda vimos a torre do submarino submergir. Estávamos sós e chovia muito.

Com uma lanterna de luz difusa, caminhamos pelos montes de entulho e por ruínas de silhuetas fantasmagóricas, cujas janelas pareciam as órbitas vazias de imensos crânios geométricos. Chegamos rapidamente à Catedral, e o pedaço de metal que eu deixara na entrada estava do mesmo jeito. Entramos e fechamos a portinhola de metal. Teríamos de esperar mais de 12 horas para começar a abertura do sepulcro de Tibiriçá.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s