Retratos provincianos 3×4

Nestes tempos bicudos e indigestos, às vezes me dou uma pausa. Observo tipos curiosos ou relembro os que já vi pela rua.

Um deles é um músico. Velho, muito velho, que anda quase arrastando a bunda no chão, mas que pinta o cabelo de preto corvino e tem jeito de tia velha. Ele diz que flana. Várias vezes que saí para dar aula, ele estava na rua, passeando ou conversando com a moça que varre a calçada de um prédio da rua X. Dizem as bocas venenosas que é gay. E daí? Um velho de 80 e poucos anos faz o que bem entende. Tem um olhar estranhamente guloso.

O cocainômano de vasta cabeleira é um tipo que transita no jet set e no submundo deste; sabemos que a cerca não tem arame. Uma mistura de Palmirinha e Mozart. É chef de cozinha e, quando não polvilha quitutes, polvilha o nariz. Organiza orgias e é sommelier de rosca. Tem dois livros publicados: um sobre sua viagem à Grécia e outro sobre doces caseiros. Diz que Penélope, a de Ulisses, não resistiria se lhe oferecessem um ménage a trois. É um bon vivant e ama flutuar pelos salões locais, onde reina com piadas sujas e trocadilhos duvidosos.

O ex-diretor-presidente do pastifício, podemos vê-lo no bairro chique nos finais de tarde, quando sai para caminhar com um cocker. Coitado do cocker roliço, que tem de acompanhar a marcha desesperada do ex-executivo em trajes de ginástica. O nariz vive-lhe coçando. Quando não está nas reuniões do orfanato de que é patrono, vai a Campinas, a festinhas de suingue. É um homem de cãs e discreto.

O economista roliço fala empolado, mas não apita nada. Dá conselhos às vizinhas sobre aplicações e poupança e todas suas previsões nascem mortas. Mas ele sempre tem uma desculpa na ponta da língua: “as conjecturas, as conjecturas!”. O jornaleiro, quando o vê, abaixa-se atrás do caixa. Não é raro ver o economista tomando sol na praça e parlamentando com mendigos. Sobre investimentos

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s