Villa versus Olavo

Marco Antônio Villa tem uma carreira acadêmica respeitável. Mas considerando que a academia brasileira é uma farsa, o que significa “respeitável” neste caso? É aquela respeitabilidade que existe entre cães que se encontram na rua, que cheiram um o rabo do outro.

Eu tinha, até alguns dias atrás, Villa como uma referência. Era acadêmico, lecionava em uma universidade pública (a Universidade Federal de São Carlos, UFSCar, na Região Central do Estado de São Paulo), tem livros interessantes e parecia incontaminado pelo esquerdismo xiita que transforma as instituições em sucursais do PSOL ou do PCO.

Porém, nessa semana passada, em entrevista a Joice Hasselmann, da TVeja, o canal de vídeo da revista Veja, o professor mostrou que seu discurso é similar àquele que despreza — ou finge desprezar.

Numa alocução infeliz, embora não o tenha nomeado, atribuiu ao filósofo Olavo de Carvalho a pecha de “fascista”. Mas não fascista no termo correto de uso; fascista no sentido que o termo tem no dialeto dos centros acadêmicos. Ou seja, Villa é um acadêmico brasileiro como qualquer outro. Em vez de ser vermelhinho, como seus colegas, é amarelo, da cor daqueles que têm vergonha de ser PT, mas cujo pensamento não fica muito distante.

Villa deve desculpas a Olavo. E era honesto que o fizesse; afinal, a erro estamos sujeitos todos e devemos ter sempre isso em mente. Mas é muito difícil que o faça, não obstante a campanha que vem tomando volume. Os acadêmicos, por mais pífios que sejam, ainda veem nos seus departamentos o fantasma da velha cátedra vitalícia, creem-se imbuídos da sabedoria divina, que é, na verdade, a arrogância dos imbecis.

Uma pena que Villa não tenha saído dos anos 1960.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s