Porto Alegre-Brasília

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), ergueu a lança. Entre repassar parcelas de dívida para Brasília e pagar o funcionalismo estadual, ele ficou com a segunda opção. Antes desse ato, Sartori havia ido a Brasília negociar uma solução. Mas como a União anda precisando fazer caixa a todo custo, a solução dada ao governador foi que ele fizesse o repasse e ficasse quieto.

De volta aos Pampas, ele anunciou a suspensão do repasse à União neste mês e o pagamento do funcionalismo.

Só ouvi falar de Sartori nas últimas eleições. Na tradição gaúcha de não reeleger governador, ele fez Tarso Genro (PT) pegar suas tralhas e picar a mula do Palácio Piratini, que agora ostenta apenas o título de onanista-mor do Estado.

Aventou-se pelos corredores viperinos de Brasília que o Estado poderia ser retaliado. Mas que poder ou moral um governo natimorto tem de retaliar quem quer que seja?

E não podemos nos esquecer de que o Rio Grande, até o final do ano passado, era governado pelo mesmo partido que ocupa o Palácio do Planalto. Odir Tonollier, secretário de Fazenda da gestão Tarso, está sumido, não fala com a imprensa. Em março, havia dado uma entrevista espalhafatosa, na qual afirmava que Sartori, que se atreveu a abrir a caixa da Pandora das finanças gaúchas, deveria governar “sem olhar para trás”. Uma ameaça?

A “rebeldia” de Sartori ligou o alerta em Brasília. Se outros governadores seguirem o exemplo do gaúcho de Farroupilha, a União petista vai ter dobrar a língua e a sanha arrecadadora.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s