Eu acredito em Lula

O Brasil é o país em que o remédio só chega — quando chega — depois que o doente morre. Refiro-me às recentes iniciativas da oposição e também a um pouco de fogo amigo.

O senador José Serra (PSDB-SP) elaborou um projeto que, se aprovado, institui o voto distrital para os municípios com mais de 200 mil habitantes, inicialmente para as eleições municipais. O PLS 25/2015 foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Possibilidade há de o dispositivo começar a valer em 2016.

A ideia parece boa. Aliás, qualquer coisa parece boa nessa democracia de rodeio, que, desde 1988, escoiceia-se. O que me intriga, mas não me surpreende, é o fato de esse tipo de ideia vir sempre de quem está fora do poder; o mesmo partido que hoje é oposição já esteve no poder e é defensor primeiro do Statosaurus brasiliensis — as privatizações que o governo FHC fez doem-lhe até hoje, tanto que jogou o ex-presidente para escanteio. E pensar que são seu único mérito. Croce e delizia.

Só se vê algo ligeiramente bom para o país quando os partidos começam a discordar e perseguir-se. O governo enfraquecido de Dilma abriu a possibilidade de uma reforma política séria, que não é aquela do PT; e mesmo o PT não fará muito esforço para defender o Frankenstein ideológico que é Dilma, meio petista, meio brizolista.

Lula disse que Dilma vai fazer o brasileiro voltar a sorrir. Eu acredito em Lula. Acredito em Lula pela primeira vez na minha vida. Aliás, já estou sorrindo, mas é um sorriso meio triste, o risinho de canto de boca provocado pelo ridículo, pelo vergonhoso. Aquele riso involuntário de quem não quer rir, mas a situação o obriga. É o humor que invariavelmente há no prenúncio de todas as tragédias políticas.

Deixe um comentário

Filed under Sem categoria

Deixe uma Resposta

