Eu acredito em Lula

O Brasil é o país em que o remédio só chega — quando chega — depois que o doente morre. Refiro-me às recentes iniciativas da oposição e também a um pouco de fogo amigo.

O senador José Serra (PSDB-SP) elaborou um projeto que, se aprovado, institui o voto distrital para os municípios com mais de 200 mil habitantes, inicialmente para as eleições municipais. O PLS 25/2015 foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Possibilidade há de o dispositivo começar a valer em 2016.

A ideia parece boa. Aliás, qualquer coisa parece boa nessa democracia de rodeio, que, desde 1988, escoiceia-se. O que me intriga, mas não me surpreende, é o fato de esse tipo de ideia vir sempre de quem está fora do poder; o mesmo partido que hoje é oposição já esteve no poder e é defensor primeiro do Statosaurus brasiliensis — as privatizações que o governo FHC fez doem-lhe até hoje, tanto que jogou o ex-presidente para escanteio. E pensar que são seu único mérito. Croce e delizia.

Só se vê algo ligeiramente bom para o país quando os partidos começam a discordar e perseguir-se. O governo enfraquecido de Dilma abriu a possibilidade de uma reforma política séria, que não é aquela do PT; e mesmo o PT não fará muito esforço para defender o Frankenstein ideológico que é Dilma, meio petista, meio brizolista.

Lula disse que Dilma vai fazer o brasileiro voltar a sorrir. Eu acredito em Lula. Acredito em Lula pela primeira vez na minha vida. Aliás, já estou sorrindo, mas é um sorriso meio triste, o risinho de canto de boca provocado pelo ridículo, pelo vergonhoso. Aquele riso involuntário de quem não quer rir, mas a situação o obriga. É o humor que invariavelmente há no prenúncio de todas as tragédias políticas.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s