A pressa, amiga dos mal-intencionados

O ser humano tem uma tendência irrefreável à pressa, mas os processos que o envolvem geralmente são mais lentos. A política é bom exemplo desse ritmo.

O Império Romano não sumiu do dia para a noite; tampouco os Estados Unidos surgiram numa aurora qualquer. Os fatos históricos que estudamos e temos como marco são, no geral, resultados de processos que se deram no período anterior, e que podem ter levado décadas ou mesmo séculos para ocorrer.

Há também, por outro lado, as chamadas revoluções. As revoluções são convulsões epiléticas da história. Não raramente, originam guerras civis, mortes em massa e, ao final, as coisas não mudam ou apenas trocam de cor e de sinal.

É por isso que quando se fala em “derrubada do PT”, a coisa tem de ser bem detalhada. Uma “derrubada revolucionária” apenas vai abrir espaços para que “salvadores da pátria” sentem-se no trono almejado.

Assim como a tomada do poder pela esquerda foi um processo começado com a Intentona de 1935, com várias etapas e revezes até ser alcançado o objetivo final, sua derrocada também vai ser algo lento. Clamar aos generais, por exemplo, é uma grande besteira, como 1964 provou. O que deve ser feito — e vem sendo feito — é deixar clara a rejeição que existe ao projeto político da esquerda, com ações políticas e organização da sociedade, o que será um processo lento e fraturado, em longo prazo. É preciso entender que nada se resolve com estalar de dedos.

Ansiar por uma solução ex machina, por uma varinha de condão política, não vai funcionar. Nunca funcionou.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s