Mártires do pau oco

Neste feriado da República, José Dirceu e José Genoino, envolvidos na bolorenta Ação Penal 470, que ficou conhecida popularmente como o Escândalo do Mensalão, finalmente foram detidos e vão passar uns dias na cadeia.

Não sei se há motivos para júbilo, pois acho que vão ficar pouco tempo na cadeia. E porque foram presos fazendo a ritualística dos mártires, com o punho erguido, o famoso símbolo de resistência socialista.

Há gente que realmente acredita na inocência deles. Ou, pelo menos, é paga para isso. Essa crença lhes dá forças para manter o topete alto, de terem a cara de pau de dizer que o “direito de ampla defesa deles não foi respeitado”, sendo que temos um julgamento que se arrastou por oito anos e um período inexplicável de tempo entre a proclamação da sentença e a prisão efetiva desses condenados.

Um deles — não me lembro, mas também pouco importa — disse que o julgamento foi político e se declarou preso político. Se foi um julgamento político, estamos falando de guerra entre facções do PT. Dos 11 ministros, apenas dois não foram indicados pelos governos petistas: Celso de Mello e Marco Aurélio. Logo, esse tipo de afirmação não se sustenta.

Obviamente que esse assunto traz aquela polarização sebenta que tomou conta dos debates políticos no Brasil que, para os observadores hipermétropes, dividem-se em “tucanos” e “petralhas”. PSDB e PT são basicamente a mesma coisa. O peessedebista é um petista que terminou a faculdade, toma banho, usa desodorante e tem opiniões aparentemente menos radicais, mas, em essência, pensa na mesma voltagem.

Apesar de o PSDB nos ter legado o traste da reeleição, ele não tem um projeto de permanência no poder a longo prazo — pelo menos até agora. O PT, herdeiro direto daqueles que lutaram contra a “ditadura” — para implantar algo ainda pior que o regime dos milicos —, tem um ideário de partido único: buscam a perpetuidade no poder e abominam a oposição. Fingem que jogam o jogo, mas a vontade real é chutar o tabuleiro e pisotear as peças.

Por isso não sei o que representa a prisão dos dois mensaleiros. Acho que só servirá para inflar ainda mais a mística de mártir que acompanha o PT. Mesmo sendo um mártir que mais brande o chicote do que apanha.

Anúncios

Deixe um comentário

Filed under Sem categoria

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s